7 de nov. de 2007

Você tem medo de mudar?

Estamos vivendo na era da mudança. Ter medo de mudar é o mesmo que ter medo de viver. Temos de estar flexíveis, pois tudo acontece num piscar de olhos.
Por que você e eu temos medo de mudar? Porque aquilo que já conhecemos é confortável. É mais fácil lidar com ambientes habituais, pessoas conhecidas, dialetos usuais, ditames tradicionais, tarefas costumeiras, comidas e costumes familiares. O habitual exige menos esforço. O novo requer flexibilidade e ousadia. Demanda investimento de tempo e reaprendizado. Para atingi-lo é necessário deixar a zona de conforto e questionar até mesmo aquilo que está dando certo, enfim, para desbravar é preciso ter coragem, vitalidade e energia em abundância.

Cada vez mais somos instigados a cultivar a ousadia, a fibra interior, pois o mundo é feito de mudanças. Para se chegar às transformações radicais da Revolução Francesa foram necessários milhões de anos. Daí até a revolução dos computadores, foram apenas dois séculos. E para a inteligência artificial, realidade virtual e engenharia genética bastaram duas décadas. Agora, o conhecimento humano dobra a cada dois anos.

Vivemos numa era de mudanças velozes e de viradas drásticas. Ter medo de mudar, hoje, significa ter medo de viver. Como tudo muda tão rápido, a transformação ocorre, com ou sem o nosso consentimento. Se o medo de mudar nos vencer, andaremos amedrontados, resistindo com unhas e dentes. Mas essa atitude não impedirá que as coisas mudem. Pelo contrário, seremos arrastados, mesmo contra a nossa vontade, por um universo em acelerado ritmo de mutação.

Em vez de amaldiçoarmos a mudança, podemos abençoá-la com idéias e ações inovadoras. Ao vencermos o medo de mudar, despertamos o nosso ímpeto interior. Ao optarmos pela coragem, vivemos criativamente e enriquecemos o processo. Enfim, nos transformamos em agente de mudança: lideranças positivas. Atuamos como verdadeiros faróis marítimos, iluminando as rotas das inexoráveis transformações humanas. Então, saia da inércia e se transforme num agente de mudança!
Ömar Souki

8 comentários:

Carlos Alberto Bernardo disse...

Fernanda, legal vc ter criado este blog, pois nos será muito útil. Se precisar de algo, não se acanhe, pode contar comigo.

Edilene Juvencio disse...

Legal vc ter criado esse Blog. Serei uma assídua frequentadora.
Parabéns!!!

Maurisa disse...

Oi Fernanda....
Gostei muito do seu blog, sempre q eu estiver em dúvida, vou te consultar.hehe

Ministério Sementes da Fé disse...

Fernanda:
Para não fugir a regra... quando precisar de ajuda vou te consultar.
Ficou super legal.

Margareth disse...

oi fernanda
que bom, temos uma professora com a gente! o blog ta bacana!
bjs

Mônica Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mônica Faria disse...

Fernanda bem legal esse texto sobre mudança. A começar por inovar em áreas de estudo nunca antes estudadas. Sucesso com seu Blog. Que ele te traga muitas realizações.

Anônimo disse...

Oi Fer. Muito bom este texto sobre mudança, é verdade mesmo, precisamos nos aliar às mudanças tecnológicas, para não vivermos alienados do mundo.
Seu blog ficou ótimo.Fabia